Projetos Rodrigo Bressane

Quer participar de algum projeto do fotógrafo Rodrigo Bressane? Pois aqui vai o que você precisa saber.

Quais são os projetos que posso participar

Os projetos abertos atualmente são os seguintes:

  • Projeto "Sardas"
  • Projeto "Tatuagens"
  • Projeto "Body painting"
  • Banco de imagens

Sobre os projetos

Como é o projeto de sardas?

Este projeto começou em 2009. Nele, Rodrigo Bressane fotografa mulheres com sardas no rosto e/ou no corpo. A ideia é mostrar a beleza da modelo com ênfase nas expressões e pele.

Como é o projeto de tatuagens?

Este projeto começou em 2006. Por todo esse tempo, Rodrigo Bressane registra mulheres que escolheram ornamentar seus corpos com imagens de todos os tipos, significados e cores. Não vale pra quem tem apenas aquele lindo, mas pequenino e singelo coração no pulso, ou estrelinhas na nuca. O projeto quer explorar o mundo de quem se entregou à tatuagem para um relacionamento intenso. Garotas que entregaram uma boa parte da pele à criatividade própria e de outros artistas.

Como é o projeto de body painting?

Em parceria com o ilustrador mineiro Luis Matuto, 12 mulheres serão escolhidas para ter o seu corpo inteiramente pintado. As fotos vão registrar os desenhos incríveis de uma forma poética, quase musical. Para este projeto, as participantes devem preferencialmente ter envolvimento com artes cênicas, dança ou outras atividades de intensa expressão corporal. As meninas são pintadas dos pés à cabeça, em uma sessão que pode durar até 10 horas, entre a pintura e a fotografia.

Como é o projeto de banco de imagens

Rodrigo Bressane fotografa desde 2004 para um banco de imagens pessoal e também comercial. São imagens geralmente relacionadas com a área de saúde e beleza São típicas fotos que a gente vê em revistas femininas, normalmente ligadas ao cuidado com a pele, corpo, uso de cosméticos, plástica e beleza.

Normalmente são fotos que enfocam mais o corpo, especialmente “pedaços”, como pernas, barriga, pés, mãos, ombros, costas, braços e outros. A ênfase é bem na pele e em seus cuidados. Estas fotos não são enviadas para a modelo. São muito específicas e, de uma produção inteira, cerca de três ou quatro, em média, são aproveitadas.

No mesmo dia da produção das fotos de banco de imagens, fazemos um book para a modelo.


Como funciona?

Quais são os requisitos para fotografar?

Para fotografar, a modelo precisa ter mais de 18 anos, ser descolada, gostar muito de foto e, muito importante, nada de vergonha. Em todos os projetos a ênfase é na pele e a maioria das produções é feita sem roupa.

Significa que ficarei nua durante a sessão?

Sim.

Vou perguntar de novo. Significa que ficarei nua durante a sessão?

Sim, sim, sim.

Tenho muita vergonha.

O processo fotográfico é extremamente sério e profissional, mas também livre e criativo. A vergonha normalmente deixa as pessoas mais presas (ou "travadas", como a gente gosta de dizer no ramo) e, o que é pior, desconfortáveis. Você precisa estar bem resolvida com relação a isso. Na dúvida, não faça. Queremos pessoas pra curtir totalmente o projeto, da execução ao resultado.

Meu namorado (e/ou pai, marido, irmão, mãe, ex, etc) é muito ciumento (e/ou possessivo, psicopata, controlador, nasceu no século errado, etc) e vai me matar se eu fotografar. Especialmente se eu ficar linda, muito linda.

Então não faça as fotos. A última coisa que queremos é alguém dessa lista incomodando você (ou o nosso estúdio) por causa de ciúmes e preconceitos.

As fotos mostram tudo, ou dá pra esconder algumas partes do corpo?

Depende do projeto. Na maioria deles, dá pra esconder, sim. O fotógrafo usa muitos recursos de luz e sombra e é possível cobrir-se usando o próprio corpo ou algum outro recurso, conforme orientação do fotógrafo. O importante é estar confortável durante a produção. Na categoria "exemplos" dá pra ter uma ideia de como ficam as fotos de cada projeto, assim como a qualidade do trabalho final.

Preciso pagar alguma coisa para participar dos projetos?

Não. As modelos escolhidas não pagam nada e ganham fotos pela participação no projeto.

Quantas fotos eu ganho?

Caso seja escolhida para participar de um dos projetos, você receberá uma seleção com cerca de 150 fotos em baixa resolução, com a marca d'água "bressane.com". Você poderá ficar com todas estas fotos e, desta seleção inicial, poderá escolher 10 (dez) fotos preferidas para receber em alta resolução, sem marca d'água.

A exceção são as fotos para o banco de imagens. Estas fotos não são enviadas para a modelo. As fotos que ela recebe são as do book, feito no mesmo dia.

Qual a finalidade destes projetos?

Todos, exceto pelo banco de imagens, acabam se transformando em exposição, seja em galerias ou on-line. E a ideia é transformar todos em livro futuramente. Os projetos de sardas já foi exposto em galerias de algumas capitais brasileiras. O projeto de body painting foi, recentemente, exposto em Nova York.

Posso escolher as fotos que serão usadas nos projetos?

Não. Por ser um projeto autoral, esta escolha fica necessariamente a critério do fotógrafo, assim como o tratamento que será dado às imagens. As modelos assinam uma autorização de uso de imagem no dia da sessão.


A sessão

O que preciso levar no dia da sessão?

A maioria dos projetos tem ênfase na pele, mas é sempre bom ter algumas opções de roupas e acessórios para usar. Leve uma mochila ou mala pequena, com coisas que você gosta de usar. Vale tudo. De vestidos mais clássicos a shorts, saias, blusinhas e lingerie. Prefira peças sem estampa, ou com desenhos mais simples. Fique à vontade para fazer bem no seu estilo. Pulseiras, brincos, colares, sapatos e sandálias também são bem-vindos.

Como fica a maquiagem?

Leve sua própria maquiagem para o dia das fotos. A produção é bem simples e você mesmo vai fazer, depois de conversar com o fotógrafo. Se não tem o hábito de se maquiar ou não curtir maquiagem, não tem problema. As fotos serão feitas justamente para buscar o seu jeito e estilo. O cabelo pode ficar do jeito que mais gosta.

Preciso fazer as unhas?

É bom. Mas pode usá-las sem esmalte também, se preferir. O importante é não vir com esmalte descascando. A menos que você use as unhas assim como estilo próprio. Você poderá conversar sobre isso caso seja selecionada.

Preciso estar depilada?

Sim. Mas evite a depilação na véspera se a sua pele é mais sensível. No caso do projeto body painting, é recomendável a depilação completa na região da virilha.

Posso usar óleo, creme ou algum outro produto no corpo?

Sim, exceto no projeto de body paiting. Neste caso, os produtos hidratantes impedem a fixação da tinta usada pelo artista. Para todos os outros, entretanto, pode usar e levar os produtos que quiser.

Posso levar alguém para me acompanhar no dia das fotos?

Sim, mas cuidado para não levar alguém que vá deixá-la desconfortável. A maioria das modelos fica mais à vontade sozinha. Seu acompanhante ficará na sala de espera enquanto você é fotografada.


Exemplos

Tatuagens

Sardas

Body painting

Banco de imagens Para referências de fotos de banco de imagens, siga este link.


Quero participar

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas, fique à vontade para candidatar-se como modelo de um dos projetos de Rodrigo Bressane. Dúvida nova? Escreva pra Lu.